Festa

Prefeitura lança em novembro o Carnaval da Folia e da Paz

Conscientização pelo fim da violência terá bloco carnavalesco institucional em 2018

A próxima festa de momo terá um bloco institucional da Prefeitura com uma missão muito importante: levar a mensagem de uma cidade mais pacífica para a passarela do samba em 2018. Os detalhes da proposta – que conta com o Instituto Lar de Jesus como um dois maiores colaboradores – foram definidos em uma reunião da entidade com as secretarias de Segurança Pública (SSP) e Planejamento e Gestão (Seplag), na segunda-feira (23), no Paço Municipal. Com o nome Carnaval da Folia e da Paz, a proposta será lançada no dia 4 de novembro.

Na semana passada, o presidente do Lar de Jesus e também da Associação das Entidades Carnavalescas de Pelotas (Assecap), Roberto Nunes, e a vice-diretora do Instituto, Jane Nunes apresentaram à SSP o projeto “Quero ser seu amigo, cativa-me” - da Escola de Samba Mirim Anjos do Lar, coordenada pela entidade. A ação que envolve toda a família e não apenas as crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social atendidos no bairro, servirá de inspiração para convidar toda a comunidade pelotense a ver no carnaval uma oportunidade para fomentar a cultura da paz.

A expectativa é formar uma rede de multiplicadores que extrapole as divisas da comunidade da Cohab Tablada, local no qual o Instituto funciona e onde nasceu o tema enredo baseado no clássico literário “O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry, que servirá de pano de fundo também para falar sobre a importância de promover o fim da criminalidade.

Entidades carnavalescas, associações de bairros e de representações diversas serão convidadas a contribuir com o processo que busca também desmistificar a imagem negativa e de violência atribuída à festividade. “Em 2017 conseguimos mostrar como o carnaval pode ser um evento seguro no qual as pessoas consigam ir e voltar para a casa em segurança. Vamos trabalhar para 2018 ser ainda melhor”, falou o secretário de Segurança Pública, Aldo Bruno Ferreira, ao adiantar o reforço no videomonitoramento no entorno da Passarela do Samba.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Aparelho auxiliar para mamografia do hospital da Furg é consertado

Próximo

Pesquisa aponta consciência social no brasileiro

Deixe seu comentário